Sexta-feira, 30 de Agosto de 2013

Incêndio na Biscaia - A Política da Propaganda e do Foguetório em Cascais

 

 

Contrastando com o foguetório, os burros lanudos e as festas permanentes o Parque Natural Sintra-Cascais continua a ser alvo de um profundo abandono e desinteresse por parte do executivo municipal. Ontem, uma vez mais, ardeu na zona da Biscaia e deixou coberto de negro uma das paisagens com mais potencial de todo o Concelho de Cascais.

 

A tragédia que assola o País, e que ceifou vidas cujo imenso valor se perdeu para sempre, chegou, como infelizmente se esperava, ao território municipal, fazendo jus à falta de intervenção estratégica que se verifica naquele espaço e ao abandono a que o mesmo foi votado nestes últimos tempos.

 

Assumindo a opção de intervir unicamente nos espaços com visibillidade pública, ou seja, em acções que possam render dividendos nas próximas eleições (e mesmo assim deixando ao abandono intervenções interessantes como são os passadiços nas Dunas da Crismina que estão em avançado estado de degradação e em evidente abandono), a Câmara Municipal de Casais preteriu uma intervenção consistente que salvaguarde os valores ambientais, patrimoniais, culturais e paisagísticos que existem no Parque Natural e, sobretudo, a possibilidade de os mesmos serem integrados num plano estratégico de longo alcance que, da consolidação do PDM (Plano Director Municipal) com o POPNSC (Plano de Ordenamento do Parque Natural Sintr-Cascais), resultasse em evidentes benefícios para Cascais, para os Cascalenses (os que lá habitam e os outros) e mesmo para o nosso País.

 

Na proposta de revisão do PDM que o actual executivo municipal apresentou é, aliás, totalmente inexistente qualquer espécie de ideia, projecto ou motivação relativamente ao Parque Natural, mostrando que somente o que dá votos interesse a quem está no poder.

 

Há mais de 10 anos, através da Fundação Cascais, apresentámos um vasto projecto de estudo, salvaguarda e aproveitamento do Parque Natural Sintra-Cascais, que ainda hoje se pode ler AQUI (http://www.geocities.ws/fc_ambiente/) e onde se definia, com rigor e muita profundidade, os passos que deveriam ser seguidos para evitar tragédias como as que ontem aconteceram.

 

Nunca ligaram a nada. É intolerável.

 

Agora, que a tragédia ficou à vista, chegou à altura de dizer BASTA! BASTA de incúria! BASTA e desinteresse! BASTA de foguetório que serve unicamente para enganar os Cascalenses e que põe em causa o futuro de Cascais!

 

O Parque Natural Sintra-Cascais ocupa uma vasta área do território municipal e (apesar de todas as desgraças que o têm afligido) é ainda uma zona repleta de potencial cujo valor Cascais não pode dar-se ao luxo de deixar arder impunemente.

 

Chegou a hora de pôr fim a esta situação. Porque vale a pena SerCascais!

 

 

 

Incêndio de ontem na Biscaia
Biscaia - Incêndio de Agosto de 2013
A Biscaia a Arder
publicado por MovimentoSerCascais às 10:58
link | comentar | favorito
partilhar

pesquisar

Eleições autárquicas 2013

O SerCascais - Movimento Independente, liderado por Isabel Magalhães, é um Grupo de Cidadãos Eleitores sem qualquer apoio partidário ou ligação política, candidato às eleições autárquicas de 2013 em Cascais.

Ligações

posts recentes

Noite Eleitoral SerCascai...

SerCascais ColorFun Party...

Pedro Rocha dos Santos Ce...

Vote SerCascais

SerCascais ColorFun Party...

Em Alvide... Vale a Pena ...

SerCascais nos Caminhos d...

Hino Oficial do Movimento...

CONVITE - SerCascais Colo...

Auditoria do Tribunal de ...

tags

todas as tags

arquivos

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Dezembro 2010

subscrever feeds